INFORMAÇÃO DE BIBLIOTECÁRIA - MA

Ideias, reflexões, curiosidades e questionamentos sobre a área de Biblioteconomia, Arquivologia, Consultoria informacional, Gestão do Conhecimento, Inteligência Competitiva, Gestão da Informação, Empreendedorismo e Digitalização de Documentos.













sexta-feira, 9 de julho de 2010

Mais leitores de livros eletrônicos... e as bibliotecas?

O título de uma matéria recente do The New York Times: Turning Page, E-Books Start to Take Hold (traduzido no Midia Global como: Mais Leitores estão optando por livros eletrônicos). Sobre o aumento da procura pelas novas tecnologias de suporte a leitura de livros (um livro é uma publicação impressa que constituí no mínimo 50 páginas).

É fato que diversos jornais impressos já estão deixando de existir lá fora, e o seu conteúdo está sendo produzido exclusivamente em formato digital.

Pensem nos dez anos que se passaram para a consolidação dos telefones celulares como tecnologia acessível para as diversas esferas de renda. Agora imaginem um cenário para as bibliotecas nos próximos dez anos.

A questão é, se uma nova tecnologia para leitura e troca de livros consilidar-se, teremos então a oportunidade para a consolidação dos investimentos em novos modelos de bibliotecas.
Valendo apostar nos ambientes como prestadores de serviços para a formação de comunidades locais e redes sociais temáticas.

3 comentários:

  1. Neuza, deve ser muito bom esse suporte. Ainda não tive a oportunidade de ver pessoalmente. mas acho q o futuro do profissional bibliotecário não fica comprometido.bjo
    Alê

    ResponderExcluir
  2. acredito que esse livro eletronico não subistitua o livro impresso.
    Carlos

    ResponderExcluir
  3. Minha linda, adorei a matéria, mas acho que esse suporte é bem interessante pois acaba funcionando como uma biblioteca ambulante.
    Mariana Souza

    ResponderExcluir