Com o tema “Políticas públicas de leitura no Brasil”, o XII Encontro Estadual do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) será realizado de 11 a 13 de outubro, no Convento das Mercês, em São Luís.
Participantes: a presidente do Conselho Deliberativo do Proler e secretária geral da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Elizabeth D’Angelo Serra.
O Encontro é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), por meio da Biblioteca Pública Benedito Leite, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria
Municipal de Educação (Semed), Associação dos Livreiros do Maranhão (Alem) e Livraria Paulinas.
A valorização da leitura é uma das principais vertentes do Programa Nacional de Incentivo à Leitura, atualmente consolidado por meio do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), do Ministério da Cultura (MinC). “Essa afirmativa vem se concretizando pela diversidade de ações e modos de leitura realizados durante os encontros do Proler”, afirma Rosa Maria Ferreira.
O Encontro Estadual do Proler contribuirá para o fortalecimento e ampliação da rede de bibliotecas e para a formação de mediadores, compreendendo professores, bibliotecários, gestores de bibliotecas e agentes de leitura. “Além disso, temos por meta o incentivo da criação de projetos sociais da leitura em política de Estado”, acrescenta Rosa Maria Ferreira.
Programação
- 11 de Nov (10 h) Palestra de abertura: “Políticas públicas de leitura no Brasil” Elizabeth D’Angelo Serra
- 12 e 13 de Nov Mesas-redondas com os temas :
“Leitura, literatura e formação de professores e leitores”, ministrada pelo escritor e professor mineiro Bartolomeu Campos de Queiroz e pela professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Sonia Almeida.
“Texto e imagem na literatura da qualidade para criança e jovem”, com os especialistas Maria
da Graça Monteiro Castro (doutora em literatura e professora da Universidade Federal de Goiás), Roger Melo (escritor e ilustrador, indicado para o Nobel de Criança e Jovem) e José Ribamar Ewerton (escritor e membro da Academia Maranhense de Letras).
As oficinas das 14h às 17h.
Os temas são:
“A arte de brincar”(Silvana Cartágenes)
“Duas escritas” (Elizete Lisboa)
“Leituras de imagens”(Roger Melo)
“Programa de Gerenciamento de Informação (BibLivre)” (Andréa Vasconcelos)
“A magia da leitura” (Aline Carvalho do Nascimento)
“Leitura e auto-estima” (Edna Matos)
“Leitura e poesia”,(Edmilson Rodrigues)
Nenhum comentário:
Postar um comentário