INFORMAÇÃO DE BIBLIOTECÁRIA - MA

Ideias, reflexões, curiosidades e questionamentos sobre a área de Biblioteconomia, Arquivologia, Consultoria informacional, Gestão do Conhecimento, Inteligência Competitiva, Gestão da Informação, Empreendedorismo e Digitalização de Documentos.













terça-feira, 27 de outubro de 2009

7 dicas para impulsionar a carreira de uma mulher


Hoje em dia, o marketing pessoal tornou-se uma ferramenta estratégica essencial no processo de se conduzir com sucesso uma marca pessoal. O desenvolvimento de um marketing pessoal é imprescindível para impulsionar a carreira tanto de homens quanto de mulheres, porém existem algumas particularidades que devem ser destacadas para os homens ou para as mulheres.

Apresento aqui sete dicas que irão ajudar nós mulheres a impulsionar nossas carreiras.

1- Desenvolva um plano estratégico de carreira. Este será a base de seu sucesso e o planejamento de sua carreira deve estar contido nele. Não se esqueça de colocar suas táticas, suas idéias para alcançar o sucesso profissional. Converse com pessoas experientes, estude o mercado, leia sobre histórias de pessoas bem sucedidas em sua área de atuação.

2- Especialize-se. Encontre um “foco” de mercado promissor, ou seja, uma área específica dentro de sua profissão e torne-se realmente competente nesta especialização. A partir disso, comece a construir o seu lugar no mercado. Busque o diferencial. Busque se tornar uma referência naquilo que faz e ganhar espaço na concorrência.

3- Você é o produto que vende, então entenda que o fundamental é que o produto esteja de acordo com a embalagem que está vendendo. Assim, é importante se vestir de acordo com o cargo e tipos de clientes que irá atender. A primeira impressão é a que fica sim, e qualquer deslize pode ser fatal. Com seu vestuário você reforça a mensagem que pretende passar ao seu público alvo e, por isso, procure levar em conta seu tipo de público.

4- Reconheça suas qualidades pessoais e aprenda a utilizá-las a seu favor. Todos nós temos pontos fortes a serem explorados e isso além de causar boa impressão, é uma forma de impressionar profissionalmente. Aprenda a reforçá-las e utiliza-las na conquista de seus clientes.

5- Network. Um dos passos mais importantes na vida profissional de qualquer pessoa é a construção de uma “rede de relacionamentos” . Esta ação de marketing pessoal pode ajudar a impulsionar a carreira. Para isso, cultive bons contatos profissionais, crie uma agenda profissional além de sua agenda particular, inclua todas as pessoas que poderão de alguma forma, no presente ou no futuro, vir a ajudá-la profissionalmente. Em encontros, troque cartão de visita com estas pessoas como um meio de contato com estas pessoas. Mas lembre-se: Uma boa rede deve ser sempre pautada nos atos de valorizar e respeitar as pessoas, no desejo sincero de ajudar.

6- Invista na sua comunicação interpessoal. Se expresse de maneira clara, simpática e persuasiva, pois isso torna-se essencial no contato com clientes, e no relacionamento profissional. Procure por cursos, livros ou pessoas experientes que possam te ajudar a desenvolver sua capacidade de comunicação. Em geral, as mulheres têm maior potencial de comunicação que os homens, pela sua capacidade intuitiva mais acentuada. Portanto, tire proveito destas habilidades femininas em sua promoção pessoal.

7- Seja sempre entusiasmada com o que faz. O entusiasmo contagia as pessoas, nos faz parecer competentes, bem dispostos e causa uma ótima impressão profissional. É uma qualidade essencial para todo bom profissional.

Homens e mulheres precisam se promover profissionalmente, mas as mulheres podem tirar proveito de algumas peculiaridades das característics femininas para impulsionar suas carreiras. Pensem nessas dicas e botem pra fazer!

**Neuza Caminha**





Nenhum comentário:

Postar um comentário